A laje Pré-moldada Volterrana comum apresenta inúmeras vantagens em relação á laje tradicional, e sobre outras também, tais como: redução de material, redução de mão de obra e rapidez na instalação oferecendo qualidade e segurança por um baixo custo.
 

Segundo a norma da ABNT, as Vigotas Pré-Moldadas Volterranas constituídas por concreto estrutural, executada industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obras, sob rigorosas condições de controle de qualidade. Englobam total ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando parcialmente a seção de concreto da nervura longitudinal.
 

Muito conhecida e comercializada devido seu baixo custo e rápida instalação, a laje Volterrana como também é denominada é composta por vigotas pré-moldada em concreto vibrado (o que evita bolhas de ar dentro da vigota), com atracação interna na ferragem, tendo um formato em “T” , o que possibilita o encaixe de blocos cerâmicos ou EPS, isopor, (elementos de preenchimento que compõe a laje).
 

Sua maior utilização se dá em várias obras já que as mesmas utilizam vãos em média de até 4,50 m com sobrecarga para até 500 Kg/m2.